quarta-feira
 
Intimidade
Publicado hoje no Coisas Bobas

Sempre que me perguntavam a razão de eu escrever um blog, eu tinha uma resposta mais ou menos pronta, da qual estava convicta:

- Ah, eu faço blog porque adoro escrever! E porque não consigo ficar sem escrever, sempre escrevi páginas e páginas por dia. E sempre fiz colagens de imagens, frases, fotos em agendas... Além de poesias, pensamentos. E tudo o que achasse interessante naquele dia.

Aí vinha uma outra pergunta, invariavelmente:

- Mas por que publicar? Não dava pra continuar fazendo as agendas? Não é exibicionismo?

E eu respondia:
- Não, não... claro que não! É vontade de compartilhar com as outras pessoas as minhas descobertas, as coisas que acho bacanas.

E o papo corria mais ou menos nesse sentido, com algumas variantes, dependendo do interlocutor.

Semana passada, numa viagem de trabalho, lendo o Dalai Lama (A Arte da Felicidade, p.84-94), descobri realmente porque tenho um blog: desejo de intimidade com as outras pessoas, com muitas pessoas. Necessidade de ligação, de união com as pessoas, de estar próxima dos outros, mesmo daqueles que eu não conheço, nunca vi e, quiçá, nunca veja.

Penso que quando a gente se expõe, se mostra sem medo, abre os canais de comunicação com as outras pessoas, gera intimidade, aproxima. Parece que o mundo se amplia absurdamente quando você pode compartilhar até mesmo suas coisas bobas.

Giorgia Sena