domingo
 
A democracia não tem dispensa.

(Cláudio Rúbio)

Cracia significa poder, autoridade. Demo, por sua vez, pode ser o povo ou o diabo. Numa democracia, se o povo não toma conta do poder, não exerce sua autoridade, adivinha quem o faz.

Sem o cidadão, a democracia não acontece. É feito faca: cura, fere, mata, não faz nada - dependendo de quem a empunhe; sem indivíduo-cidadão sujeito à democracia, ela pode ser nociva ou inócua como a ditadura de um fantasma, o despotismo da mula-sem-cabeça.

Quem pensa que voto basta, tal qual quem pensa que voto não serve para nada, come da banda podre, não presta para a construção de uma sociedade justa.

Justiça se promove com escolhas firmes, ação e vigilância. O exercício da liberdade de não escolher - seja omissão, seja alienação -, não é uma posição política; é só a expressão do individualismo, manifestação legítima de pessoa parasita que não se importa - ou não quer se importar - com a sociedade em que se insere e da qual se aproveita como pode, ou como quer.

Cidadão democrata manifesta-se, revela suas idéias, expressa vontades, assume responsabilidades, "enche o saco"; não se esconde, não espera que alguém resolva, não deixa para lá, não se esquiva, não se exime.

Democracia não tem dispensa. Cidadania não tem folga. A voz do cidadão é sua alma.

postado por Cláudio Rúbio